psiquiatria-argos.jpg

Psiquiatria

Psiquiatria é a área da Medicina focada no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças mentais, emocionais e comportamentais.

O psiquiatra é o médico que se especializa em transtornos mentais, incluindo abuso de substâncias, o que o torna apto para avaliar os aspectos clínicos e mentais de problemas psicológicos.

 

Procura-se a ajuda psiquiátrica por várias razões: os problemas podem ser agudos, como  ataques de pânico, alucinações e ideações suicidas, ou crônicos, como sentimentos de tristeza, desesperança ou ansiedade, que parecem não melhorar.

Qual a diferença entre

um psiquiatra e um psicólogo?

O psiquiatra é um médico (profissional que cursou a faculdade de medicina e a residência médica), com treinamento especializado em psiquiatria. Um psiquiatra é capaz de conduzir psicoterapia e prescrever medicações e outros tratamentos.

O psicólogo é um profissional de ensino superior, que teve sua formação na faculdade de psicologia, com treinamento em pesquisa e práticas clínicas. Esses profissionais tratam transtornos mentais com psicoterapia, e com avaliações e testes psicológicos especializados.