PAE - Programa de Apoio ao Emagrecimento

apoio ao emagrecimento.jpg

A preocupação com a aparência física é característica de um número cada vez maior de pessoas. Essa preocupação se torna ainda maior quando se tratam de pessoas que estão acima do peso. Motivadas pelo cuidado com a saúde ou desejosas de uma modificação de sua aparência, elas se colocam numa busca pela modificação de seu corpo.

 

Matriculam-se em academias, com ou sem orientação nutricional tentam modificar sua alimentação, mas os resultados, muitas vezes, são frustrantes: algumas pessoas emagrecem, mas voltam a engordar; outras desistem pelo caminho e abandonam a academia e a dieta; e outras, ainda, não atingem o resultado desejado. Fato é que emagrecer e manter o peso são, para muitas pessoas, um verdadeiro pesadelo.

 

Isso acontece porque quando iniciam um processo de emagrecimento, normalmente, essas pessoas procuram modificar sua alimentação, realizar uma atividade física, mas não levam em conta que nossas emoções e nossos sentimentos interferem diretamente no nosso comportamento alimentar.

A autoestima, a motivação, a autoconfiança, a atitude de deixar sempre para depois o que se precisa fazer, inclusive o seguimento da dieta, (procrastinação), a ansiedade, a preocupação excessiva com a opinião alheia, a dificuldade de lidar com as privações e, principalmente, o que chamamos de fome emocional são elementos psicológicos que, se não forem cuidados, podem colocar a perder todo o esforço iniciado para  emagrecer.

 

Nesse sentido, a saúde emocional, que pode estar prejudicada mesmo que não exista um transtorno psicológico propriamente dito, é tão importante para o emagrecimento quanto a atividade física e a orientação de um bom nutricionista.

O trabalho de cunho psicológico voltado para o emagrecimento realizado pelo psicólogo Luciano Melo é denominado PAE (Programa de Apoio ao Emagrecimento). Trata-se de um programa totalmente embasado na Psicoterapia Cognitivo-comportamental, que visa ao oferecimento de orientações específicas e indispensáveis para o emagrecimento, bem como a auxiliar você em seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento dos fatores psicológicos que interferem diretamente na perda e na manutenção do peso desejado.

OBJETIVOS DO PROGRAMA:

Participando do programa PAE, você poderá:

  • Ampliar e aprofundar seu autoconhecimento;

  • Identificar e modificar distorções cognitivas acerca de si mesmo, de sua realidade e de seu futuro, especialmente aqueles que interferem em seu processo de emagrecimento;

  • Identificar e combater pensamentos automáticos que sabotam seu processo de emagrecimento;

  • Compreender mais profundamente o valor da prática do exercício físico para sua saúde física e mental e para seu processo de emagrecimento;

  • Identificar e substituir comportamentos alimentares negativos e limitantes;

  • Avaliar e superar experiências realizadas em busca do emagrecimento;

  • Desenvolver fatores psicológicos, como a autoestima, a autoconfiança, a resiliência, a motivação, a inteligência emocional e a capacidade de lidar com as privações.

  • Desenvolver habilidades indispensáveis para o emagrecimento e a manutenção do peso: comer adequadamente, lidar com a fome, enfrentar e resistir aos desejos incontroláveis, não comer por razões emocionais, planejar-se, seguir o planejamento realizado e retomá-lo sempre que necessário.

REALIZAÇÃO DO PROGRAMA:

O programa é realizado por meio de sessões terapêuticas preferencialmente semanais, não havendo impedimento à periodicidade quinzenal.