Psicopedagogia.jpg

Psicopedagogia

Trata-se de uma área do conhecimento que  permeia a Psicologia, no que diz respeito ao comportamento humano direcionado para sua aprendizagem e para seu desenvolvimento cognitivo, assim  como a Pedagogia, ao utilizar-se dos processos e ferramentas que desenvolvem  habilidades e competências  educacionais no indivíduo.

A avaliação realizada pelo psicopedagogo tem como objetivos identificar o perfil cognitivo e o estilo de aprendizagem da criança ou adolescente e investigar, analisar e  diagnosticar as suas dificuldades ou os seus transtornos de aprendizagem.

Uma das características marcantes do trabalho psicopedagógico é seu caráter multidisciplinar. A partir da avaliação realizada, em caso de constatação de distúrbios, torna-se indispensável a interação com profissionais de áreas como Psicologia, Psicanálise, Neurologia, Fonoaudiologia e Oftalmologia, entre outros. Nesses casos, as dificuldades encontradas pela criança ou adolescente não se restringem ao seu aprendizado, mas podem afetar, igualmente, sua psique, sua  interação social  e  até mesmo seu convívio familiar.

A ARGOS oferece, ainda, treinamento e desenvolvimento  no campo da Psicopedagogia Institucional, realizando palestras, workshops   e  oficinas com a participação do corpo docente, no intuito de lhe favorecer o aprimoramento da intervenção pedagógica junto à criança e ao adolescente e a realização de orientação às famílias.